31/03/2008

Campeão carioca 89

Em pé:Josimar,Ricardo Cruz,Carlos Alberto Santos,Mauro Galvão,Marquinho e Wilson Gottardo;
Agachados:Maurício,Luisinho,Vítor,Paulinho Criciúma e Gustavo.

Na campanha do título de 1989, o Botafogo não perdeu nem clássico, nem jogo no Maracanã; e se sagrou campeão estadual em cima do Flamengo, quebrando um jejum de 21 anos sem títulos.

Campeão Carioca de 1966

Em pé:Mario Tito. Ubirajara. Luis Alberto. Ari Clemente. Fidelis e Jaime.Agachados:Pastinha. Paulo Borges. Cabralzinho. Ladeira. Ocimar e Aladim.

Final:
18/12/1966 - Flamengo 0 x 3 Bangu - (Maracanã)
Gols: Ocimar, Aladim e Paulo Borges.

Campeão da Libertadores 98

Em pé:Carlos Germano,Odvan,Fabrício,Mauro Galvão,Felipe Alvim;Agachados:Donizete,Luizão,Nélson,Wagner,Felipe e Juninho.

Depois de um título brilhante no Campeonato Brasileiro de 1997 a equipe cruz-maltina perdeu seu principal craque, o atacante Edmundo, negociado com a Fiorentina, da Itália.
Assim, o desempenho na primeira fase da Libertadores não foi dos melhores e o time carioca se classificou em segundo lugar no grupo 2, atrás do Grêmio. A partir daí, contudo, ninguém parou o time carioca, que chegou à final sem nenhuma disputa de pênaltis, vencendo o Cruzeiro nas oitavas-de-final, o Grêmio nas quartas e o River Plate na semifinal.



Na decisão, contra o Barcelona, do Equador, um título indiscutível, com duas vitórias. No Rio de Janeiro, 2 a 0, gols de Donizete e Luizão. E no jogo de volta, em Guayaquil, 2 a 1, novamente com gols dos dois atacantes.






Finais

12.08.1998 Rio de Janeiro - Vasco 2-0 Barcelona (Donizete 7', Luizão 33' do 1º).
26.08.1998 Guayaquil - Barcelona 1-2 Vasco (Luizão 24', Donizete 46' do 1º.;
De Avila(Bar)34' do 2º).

29/03/2008

Inter-RS "Campeão gaúcho de 97"





Em pé:André, Régis,Gamarra,Anderson,Márcio e Enciso;
Agachados:Fernando,Chritian,Arilson,Sandoval e Fabiano.
Tec.: Celso Roth



Internacional 1x0 Grêmio 02/07/1997 - Beira-Rio
Gol Fabiano

Grêmio *Pentacampeão gaúcho de 89*

Em pé:Mazaropi, Alfinete, Edinho, Lino, Luis Eduardo e Hélcio.
Agachados:Adilson Heleno, Kita, Cuca, Assis e Paulo Egídio.

Fluminense "Campeão carioca 73"

Time campeão carioca da temporada 73.

Em pé:Felix. Toninho. Carlos Alberto. Brunell. Assis e Marco Antonio.
Agachados:Marquinhos. Cleber. Dionisio. Manfrini e Lula.

Campeão do Torneio Rio São Paulo 97

Time do Santos campeão do Torneio Rio São Paulo depois de empatar com o Flamengo em 2x2 no Maracanã.

Em pé:Zetti. Anderson. Sandro. Marcos Assunção. Rogério Seves e Ronaldão. Agachados:Alexandre. Macedo. Vagner. Robert e Alessandro.
Tec.: Vanderley Luxemburgo

Campeão da Recopa 1993.

Mais um título para o São Paulo: Campeão da Recopa. Decisão contra o Cruzeiro. Novamente decidido nos penaltis e outra vez o goleiro Zetti foi o grande herói. São Paulo 5x4.

Em pé:Zetti. Ronaldão. Leonardo. Dinho. Cafu e Cerezo. Agachados:Doriva. Valber. Palhinha. André Luis e Müller.

21/03/2008

Flamengo Campeão da Copa União.

Em pé:Leandro,Zé Carlos,Andrade,Edinho,Leonardo e Jorginho; Agachados:Bebeto,Aílton,Renato Gaúcho,Zico e Zinho.

Pelo regulamento da CBF, haveria um cruzamento entre os quatro clubes para se conhecer o campeão brasileiro de 1987.Flamengo e Internacional se recusaram a fazer o cruzamento. A CBF decidiu pela disputa de dois jogos entre Sport (foto abaixo)e Guarani e o vencedor seria, oficialmente, o campeão brasileiro de 1987.


A Decisão


1º jogo - Internacional 1 a 1 Flamengo
Data: 6 de Dezembro de 1987
Local: Beira-Rio
Árbitro: Ulisses Tavares da Silva Filho (SP)
Gols: Bebeto (Fla), 30 min; Amarildo (Int), 32 do do 1º tempo


Flamengo: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato, Bebeto (Henágio) e Zinho. Técnico: Carlinhos.
Internacional: Taffarel; Luiz Carlos Winck, Aluísio, Nenê e Paulo Roberto (Norton); Norberto, Luís Fernando e Balalo; Hêider, Amarildo e Brites. Técnico: Ênio Andrade.



2º jogo - Flamengo 1 a 0 Internacional
Data: 13 de Dezembro de 1987
Local: Maracanã
Árbitro: José de Assis Aragão (SP)
Gol: Bebeto, 16 min do 1º tempo
Flamengo: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato, Bebeto e Zinho. Técnico: Carlinhos.
Internacional: Taffarel; Luiz Carlos Winck, Aluísio, Nenê e Paulo Roberto (Beto); Norberto, Luís Fernando e Balalo; Hêider (Manu), Amarildo e Brites. Técnico: Ênio Andrade.

19/03/2008

Campeão Brasileiro - 1971

Em pé: Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vanderlei, Vantuir e Oldair;
Agachados: Ronaldo, Humberto Ramos, Dario, Lola e Tião.

Participaram da campanha:Cincunegui, Spencer, Normandes, Pedrilho, Guará, Beto, Salvador, Bibi, Zé Maria, Romeu e Ângelo. Técnico: Telê Santana


O campeonato Brasileiro de 1971 foi decidido em um triangular, envolvendo Atlético Mineiro, São Paulo (de Gérson, Toninho Guerreiro e Cia) e o Botafogo, que tinha em Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, ainda soprando forte e com o poder de devastar defesas inteiras - esta era a grande esperança do Botafogo que vinha de derrota para o Tricolor paulista por 4 a 1. Ao Galo bastava o empate depois da sofrida vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo.

Ficha da Partida Final

BOTAFOGO 0 x 1 ATLÉTICO/MG

Data: 19/Dezembro/1971

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)

Gol: Dario aos 18 do 2° tempo Árbitro: Armando Marques de Mesquita (SP)

Botafogo: Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto, Marco Aurélio (Didinho) e Careca (Tuca); Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Tec.: Paraguaio

Atlético/MG: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Tec.: Telê Santana

17/03/2008

Campeão Brasileiro de 1990

Em pé: Giba. Jacenir. Marcelo. Guinei. Marcio e Ronaldo.Agachados: Fabinho. Wilson Mano. Tupanzinho. Neto e Mauro.

"Decisão em dois jogo no sistema de ida e volta"

Primeiro jogo – 13.dezembro.1990
São Paulo 0 x Corinthians 1 – no Morumbi – Gol de Wilson Mano

Corinthians: Ronaldo. Giba. Marcelo. Guinei e Jacenir. Marcio (Ezequiel) e Wilson Mano. Neto. Tupãnzinho. Fabinho (Marcos Roberto) e Mauro. São Paulo: Zetti. Cafu. Antonio Carlos. Ivan e Leonardo. Flavio. Bernardo e Rai. Mario Tilico (Alcino). Eliel e Elivelton.

Segundo jogo – 16.dezembro.1990
Corinthians 1 x São Paulo 0 – no Morumbi – Gol de Tupãnzinho

Corinthians: Ronaldo. Giba. Marcelo. Guinei e Jacenir. Marcio. Wilson Mano e Tupãnzinho. Fabinho. Neto (Ezequiel) e Mauro (Paulo Sergio).Técnico: Nelsinho Batista São Paulo: Zetti. Cafu. Antonio Carlos. Ivan e Leonardo. Bernardo. Flavio e Rai (Marcelo Conti). Mario Tilico (Zé Teodoro). Eliel e Elivelton. Técnico: Telê Santana

Campeão Paulista de 1973


Em pé: Pescuma, Zecão, Badeco, Isidoro, Calegari e Cardoso; agachados estão Xaxá, Enéas, Cabinho, Basílio e Wilsinho

A Portuguesa sagrou-se campeã paulista de 1973, o famoso título dividido com o Santos. A decisão no Morumbi, que naquele 26 de agosto recebeu mais de 116 mil pagantes, recorde para a época. Após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, os times foram decidir a taça nos pênaltis. Zé Carlos, do Santos, perdeu o primeiro pênalti, que Zecão defendeu. Isidoro, da Lusa, perdeu o segundo, que Cejas defendeu. Carlos Alberto fez o primeiro do Santos, a seguir. Calegari, da equipe do Canindé, falhou na cobrança seguinte. Depois Edu fez o segundo gol do Peixe e Wilsinho, da Lusa, mandou a bola na trave. Ainda faltavam executar as cobranças Pelé e Leo para o Santos, Cabinho e Basílio para a Portuguesa, mas o árbitro Armando Marques (foto abaixo esq.)precipou-se e declarou vitória alvinegra mesmo com o adversário ainda tendo chance de empatar. No dia seguinte, as duas equipes foram declaradas campeãs.

Campeão Paulista de 1986

Inter de Limeira 2x1 Palmeiras - 03/09/1986 - Morumbi

Em pé - Juarez, Bolívar, Pecos, Silas, Manguinha e João Luís. Agachados - Pitanga (Prep. Físico), Gilberto Costa, Tato, Kita, João Batista e Lê. Técnico: Pepe.
O Campeonato Paulista de Futebol de 1986 teve a conquista histórica da Internacional de Limeira, derrotando na final o SE Palmeiras. Pela primeira vez em sua história, a equipe do Interior de São Paulo seria campeã estadual.O artilheiro da competição foi Kita com 24 gols.

15/03/2008

Artilharia Vascaína

Em pé:Mauricinho,Roberto Dinamite e Romário; Agachados:Geovani e Tita. Este ataque levou o Clube de Regatas Vasco da Gama a conquista do bicampeonato carioca 87-88 diante de seu eterno rival Clube de Regatas do Flamengo.

Campeão da Copa América 89


Em pé: Mazinho, Taffarel, Mauro Galvão, Ricardo Gomes (capitão), Aldair e Branco. Agachados: Bebeto, Romário, Silas, Dunga e Valdo.

A Seleção Brasileira demorou 40 anos para retomar a hegemonia no futebol sul-americano. Depois do título conquistado em 1949, com a competição disputada no Brasil, a Copa América voltou a ser realizada em nosso país, em 1989, tendo o Brasil se sagrado campeão invicto.

A campanha do título de 1989 começou com uma vitória de 3 a 1 sobre a Venezuela, no dia 1 de julho, no Estádio da Fonte Nova, seguida de dois empates em 0 a 0 com Peru e Colômbia, também em Salvador.

Vieram as vitórias de 2 a 0 sobre o Paraguai no Estádio do Arruda, em Recife, e os três jogos da fase final, todas no Maracanã, no Rio de Janeiro: 2 a 0 sobre a Argentina, 3 a 0 sobre o Paraguai e 1 a 0 sobre o Uruguai.
O jogo final contra o Uruguai foi disputado no Maracanã no dia 16 de julho, portanto, exatamente 39 anos depois da derrota na final da Copa do Mundo de 1950 por 2 a 1 para os uruguaios.
Romário marcou o gol da vitória da Seleção Brasileira, aos quatro minutos do segundo tempo. Bebeto foi o artilheiro da Copa América de 1989, com seis gols.

Campeão Brasileiro de 1985

Em pé: Gomes, Heraldo, Almir, Rafael Cammarota, André e Dida. Agachados: Lela, Marildo, Índio, Tóbi e Édson. O técnico era Ênio Andrade.

Em 1985 acontece a maior glória do Coritiba e do futebol paranaense até então. Desacreditada, a equipe comandada por Ênio Andrade suplanta os desafios e conquista o título brasileiro vencendo nos pênaltis o Bangu em pleno Maracanã. Levaram também o torneio Maurício Fruet. No ano seguinte o time participa da Taça Libertadores da América com uma campanha discreta e é campeão paranaense.

















Jogo decisivo – 31.julho.1985

Bangu 1 x Coritiba 1 – no Maracanã/Gols de Indio (Coritiba) e Lulinha (Bangú)
Prorrogação: 0x0 - Pênaltis: Coritiba 6x5 -Juiz: Romualdo Arpi Filho

Coritiba: Rafael. André. Gomes. Heraldo e Dida. Almir(Vavá). Marildo (Marco Aurelio) e Toby. Lela. Indio e Edson.Técnico: Enio Andrade Bangu: Gilmar. Marcio. Jair. Oliveira e Baby. Israel. Lulinha (Gilson) e Mario. Marinho. João Claudio (Pingo) e Ado.Técnico: Moisés

Campeão Brasileiro de 1978

Em pé: Neneca. Edson. Mauro. Gomes. Miranda e Zé Carlos. Agachados: Capitão. Renato. Careca. Manguinha e Bozó.

Em 1978 com uma equipe na qual destacavam-se Careca, Zenon, Renato "Pé Murcho" e o treinador Carlos Alberto Silva; o Guarani alcançaria o inédito título de 1º clube do interior a ter conquistado a primeira divisão do campeonato brasileiro.
A decisão foi em duas partidas no sistema de ida e volta.

Primeiro jogo – 10.agosto.1978

Guarani 1 x Palmeiras 0 – no Morumbi – Gol de Zenon - Juiz: Arnaldo Cesar Coelho

Guarani: Neneca. Mauro. Gomes. Edson e Miranda. Zé Carlos e Zenon. Capitão. Renato. Careca e Bozó (Adriano).Palmeiras: Leão. Rosemiro. Alfredo. Marinho (Zé Mário) e Pedrinho. Jair Gonçalves. Toninho Vanusa e Jorge Mendonça. Silvio (Escurinho). Toninho e Nei.

Segundo Jogo – 13.agosto.1978

Guarani 1 x Palmeiras 0 - no Brinco de Ouro -Gol de Careca - Juiz: José Roberto Wright

Guarani: Neneca. Mauro. Gomes. Edson e Miranda. Manguinha e Zé Carlos. Capitão. Careca. Renato e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva Palmeiras: Gilmar. Rosemiro. Beto Fuscão. Jair Gonçalves. Alfredo e Pedrinho. Ivo. Toninho Vanusa e Jorge Mendonça. Silvio. Escurinho. Nei Técnico: Jorge Vieira

Campeão da Copa do Brasil de 1991

Na conquista do título da Copa do Brasil de 1991 pelo Criciúma, Luiz Felipe Scolari era o técnico. Esta equipe conquistaria o seu principal título em toda a sua história contra o Grêmio/RS.


Na primeira partida, em Porto Alegre (RS), aconteceu um empate em 1x1, gol assinalado por Vilmar. Na partida de volta, no Heriberto Hülse, ocorreu outro empate, só que desta vez em 0X0. A vantagem deu ao Tigre o tão sonhado campeonato, e a vaga para disputar a Taça Libertadores da América 1992, onde chegaria na 5ª colocação da competição (sendo desclassificado nas quartas de final, pelo São Paulo Futebol Clube, num empate em 1x1, no Estádio Heriberto Hülse).

Além deste título, a equipe de Luiz Felipe Scolari conquistaria ainda em 1991 o Campeonato Catarinense e a Taça Governandor do Estado.

Bicampeão da Copa Conmebol

Taffarel; Bruno, Neguete, Sandro Barbosa e Dedê; Roberto, Hernani, Jorginho e Almir (Edgar); Valdir e Marques. Técnico: Emerson Leão

Depois de ser eliminado na semifinal em 1993 pelo Botafogo, e ser vice-campeão em 1995, o Atlético conquistou o bicampeonato da Conmebol em 1997. Com uma bela campanha, vencendo todos os seus jogos fora de casa, o Galo eliminou a Portuguesa, América de Cali e Universitário, do Peru. Na final, foi a vez de despachar os argentinos do Lanús.

Campanha: 8 jogos – 5 vitórias e 3 empates18 gols a favor, 5 contra

Artilheiro: Valdir, 7 gols

Jogos do Atlético: Portuguesa 1 x 4 Atlético/Atlético 0 x 0 Portuguesa /Atlético 2 x 1 América de Cali/América de Cali 1 x 1 Atlético/Universitário (PER) 0 x 2 Atlético/Atlético 4 x 0 Universitário /Lanús 1 x 4 Atlético/Atlético 1 x 1 Lanús

*Em 1997 com gols de Leandro e Valdir, o Atlético venceu o seu maior rival por 2 a 1 e conquistou o título da Copa Centenário de Belo Horizonte, torneio este que contou com: Cruzeiro, América, Milan, Olimpia, Benfica, Flamengo e Corinthians.

Campeão Carioca de 1988



O Vasco conquistou o título com Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Henrique; Vivinho (Cocada), Bismarck e Romário. Técnico: Sebastião Lazaroni. Além de campeão carioca, este time ainda conquitaria o Torneio Ramon de Carranza (foto abaixo) e seria a base para a conquista do Campeonato Brasileiro de 1989.







Em menos de 5 minutos, Cocada entrou no jogo, fez o gol do título e foi expulso.